Como Evitar problemas no SPR
O Sistema de Registro de Preços (SRP) é um procedimento auxiliar de licitações, geralmente utilizado na modalidade de pregão eletrônico, que muitas empresas enxergam como uma ótima oportunidade. No entanto, ele pode trazer desafios se não for bem gerenciado. No SRP, não há obrigatoriedade de compra por parte do órgão público, o que pode deixar algumas empresas preocupadas com o risco de prejuízos.
↳ Mas, afinal, como evitar esses problemas?
Primeiro, é importante entender que o SRP permite a participação de diversos compradores, como gerenciadores, participantes e até os chamados “caronas”. Isso pode ser vantajoso, mas exige um planejamento rigoroso.
A chave aqui é calcular o preço unitário de forma detalhada. Considere todos os custos, inclusive o frete, como se você fosse entregar o produto em pequenas quantidades ou até mesmo por unidade. Esse cuidado é essencial, principalmente para quem trabalha com produtos, já que a economia de escala pode ser impactada se o edital não especificar uma quantidade mínima por pedido.
Fique atento aos editais. Se ele não trouxer informações claras sobre a quantidade mínima de compra por pedido, vale a pena solicitar esclarecimentos ao órgão público responsável. Esse é um passo simples que pode evitar dores de cabeça no futuro e garantir que sua empresa se prepare adequadamente.